Quais os benefícios do óleo essencial de camomila

Quais os benefícios do óleo essencial de camomila

 Quais os benefícios do óleo essencial de camomila

Camomila – a maioria de nós associa este ingrediente com aparência de margarida ao chá, mas também está disponível na forma de óleo essencial.

O óleo de camomila vem das flores da planta de camomila, que na verdade está relacionada às margaridas (daí as semelhanças visuais) e é nativa do sul e oeste da Europa e da América do Norte. As plantas de camomila estão disponíveis em duas variedades diferentes. Há a planta de camomila romana (que também é conhecida como camomila inglesa)  e a planta de camomila alemã. Ambas as plantas parecem praticamente iguais, mas na verdade é a variação alemã que contém mais ingredientes ativos, azuleno e camazuleno, responsáveis ​​por dar ao óleo de camomila um tom azulado.

Como é feito o óleo essencial de camomila?

Tal como acontece com a maioria dos óleos essenciais, o óleo de camomila é extraído das flores das plantas de camomila, usando um processo conhecido como destilação a vapor . A camomila romana supostamente produz cerca de 1,7% de extrato de camomila de flores frescas e a camomila alemã produz entre 0,2 e 0,4%.

Benefícios do óleo de camomila


O óleo de camomila tem propriedades calmantes e antioxidantes. Como resultado, há muitos benefícios em usá-lo, incluindo estes cinco:

Aborde  as preocupações com a pele  – devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo essencial de camomila pode ajudar a acalmar a inflamação e a vermelhidão da pele, tornando-o um remédio natural útil para condições, como acne.


Promove o sono – a camomila tem sido associada a ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo com 60 pessoas, que foram convidadas a tomar camomila duas vezes ao dia, descobriu que a qualidade do sono melhorou significativamente até o final da pesquisa.


Aliviar a ansiedade – a pesquisa descobriu que o óleo de camomila ajuda a aliviar a ansiedade, agindo como um sedativo leve devido ao composto alfa-pineno que interage com os neurotransmissores do cérebro.

Como usar com segurança

Sempre faça um teste de remendo para garantir que não irrite a pele e sempre dilua-o primeiro com um óleo transportador antes de colocá-lo na pele. Certifique-se de seguir as orientações do fabricante sobre como usá-lo.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato