Como diluir seus óleos essenciais para uso tópico

 Como diluir seus óleos essenciais para uso tópico

Como diluir seus óleos essenciais para uso tópico

Eu rotineiramente descubro autores e educadores de aromaterapia que passam adiante a regra geral de que é seguro usar alguns óleos essenciais na pele, principalmente lavanda e melaleuca, sem primeiro diluí-los em um óleo transportador . Usar óleos essenciais na pele sem diluí-los é chamado de aplicá-los "puro".

Nunca coloque óleos essenciais não diluídos em sua pele.
Nem mesmo lavanda ou tea tree.

Sempre dilua os óleos essenciais adequadamente antes de aplicá-los na pele, couro cabeludo ou cabelo.

Há casos em que praticantes de aromaterapia experientes fazem exceções a essa precaução. Somente uma vez que um conhecimento significativo sobre o óleo essencial seja adquirido, você deve tentar aplicar qualquer óleo essencial não diluído na pele.

Faço parte da comunidade de aromaterapia há mais de 20 anos. Ocasionalmente, ouço sobre aqueles que usaram óleos essenciais não diluídos e desenvolveram sensibilização permanente, mesmo usando apenas uma única gota de óleo essencial de lavanda por uso. Realmente não vale o risco. Diluir seus óleos essenciais adequadamente não apenas ajuda a proteger seu bem-estar, mas também pode economizar dinheiro.

Um dos alunos lembra :

Um dos meus mentores me lembra 'a sensibilização é para sempre'. E eu sei que ela está certa. Anos atrás eu li os livros dizendo que o óleo de lavanda poderia ser usado puro (sem diluição). Eu muito imprudentemente usei lavanda não diluída na pele quebrada e, consequentemente, criei uma reação de sensibilidade. Hoje, quase duas décadas depois, se eu entrar em contato com lavanda de qualquer forma, iniciarei imediatamente uma nova rodada de dermatite de contato que pode levar meses para cicatrizar."

O que é Sensibilização?

Os sintomas de sensibilização podem variar de indivíduo para indivíduo, mas pense nisso como uma alergia cutânea que resulta em uma erupção cutânea grave e/ou com coceira. Casos mais graves de sensibilização podem potencialmente levar a problemas respiratórios ou aparentemente até choque anafilático. Depois de desenvolver a sensibilização a um óleo essencial, é provável que você permaneça permanentemente sensibilizado a esse óleo essencial, mesmo que comece a diluí-lo adequadamente. Você também pode desenvolver uma reação a outros óleos essenciais e também experimentará reações a produtos que contêm esses óleos.

Trate os óleos essenciais com respeito

Trate os óleos essenciais com o mesmo cuidado com que trata os medicamentos. Você não precisa ter medo ou evitar óleos essenciais e certamente não estou tentando assustar ninguém para que não aproveite todos os benefícios que a aromaterapia oferece. Eles podem ser uma bênção incrível dentro de um estilo de vida holístico. Lembre-se, no entanto, que ao trabalhar com óleos essenciais, menos é mais.

Dilua seus óleos essenciais adequadamente antes de usar na pele e tenha extremo cuidado com óleos que são mais propensos a causar irritação e sensibilização. Lembre-se de que, mesmo que você tenha usado um ou mais óleos essenciais não diluídos até o momento e não tenha tido nenhum problema, isso não garante que você não desenvolva sensibilização com exposição repetida. A diluição adequada é sempre recomendada.

Como diluir seus óleos essenciais para uso tópico

O uso de uma diluição de óleo essencial de 2% é geralmente considerado uma diretriz segura para aplicação tópica de óleos essenciais em adultos quando um óleo essencial tem um máximo dérmico de 2% superior Com crianças, use apenas óleos essenciais considerados seguros para crianças.


Muitas pessoas se acostumaram a fragrâncias comerciais, loções, cosméticos, sabonetes e purificadores de ambiente fortemente perfumados, perfumados principalmente com produtos sintéticos. O aroma de uma diluição de 2% pode parecer fraco ou pouco aromático no início. Se você está acostumado a produtos com cheiro forte, tenha certeza de que, com o tempo, você começará a ajustar e saborear as nuances de seus blends diluídos.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato