Alternativas ecológicas para inaladores de óleo essencial
Os inaladores de óleo essencial também são conhecidos como inaladores nasais, inaladores de aromaterapia e, às vezes, bastões de aroma ou sniffy sticks.
Adoro usar inaladores de óleo essencial quando estou fora de casa. Os inaladores são tão portáteis e facilitam manter as misturas à mão que você pode precisar enquanto viaja, durante o dia ou em situações que não permitem o uso de um difusor. Os inaladores também são úteis em casa, para que você possa se beneficiar de misturas que podem não ser adequadas para difundir na proximidade de seus filhos ou animais de estimação.
Eu não acho que o aroma das misturas de óleos essenciais seja tão agradável quando confinado em um inalador de óleo essencial em comparação ao uso da mistura em outras aplicações ou em comparação ao uso de uma tira de teste de fragrância, mas o objetivo de usar um inalador é mais para a portabilidade de uma mistura terapêutica.
Um dilema com inaladores de óleo essencial típicos
O tipo mais comum de inalador de óleo essencial é feito de componentes plásticos "descartáveis". Eu amo como eles são eficazes. Seu design permite um fluxo de ar eficaz ao inalar o óleo essencial contido no pavio. No entanto, a composição plástica do inalador é uma preocupação para o meio ambiente, principalmente porque a maioria das pessoas os descarta depois que o aroma desaparece em algumas semanas.
Usar inaladores de óleo essencial de plástico por um longo período de tempo pode ser potencialmente arriscado. O pavio embebido em óleo essencial pode facilmente entrar em contato com os lados internos do recipiente, mesmo se você começar montando o pavio na tampa - é fácil para o pavio sair em algum momento. O plástico pode potencialmente quebrar ao longo do tempo devido a essa exposição, e podemos acabar inalando toxinas do plástico. Quando o plástico quebra, não é algo que precisamos "perceber".
Solução nº 1: inaladores de alumínio reutilizáveis
disponíveis inaladores reutilizáveis feitos de um exterior de alumínio pintado. O pavio de algodão é envolto em um frasco de vidro interno com tampa de metal com furos de ar.
Benefícios:
Esses tipos de inaladores são muito mais ecológicos do que os tipos descartáveis de plástico.
Desvantagens:
Ouvi algumas reclamações de outras pessoas (e compartilho da mesma reclamação) de que o aroma da mistura pode cheirar mais fraco ao usar esse tipo de inalador do que ao usar o tipo de plástico descartável. Eu comparei os dois tipos de inaladores e, com as marcas que usei, os pavios dentro dos inaladores de óleo essencial de plástico tendem a ser mantidos mais próximos das aberturas do orifício de ar do que com os tipos de inalador de óleo essencial de alumínio reutilizável . Os inaladores de plástico também tendem a ter orifícios de ar na parte inferior, permitindo um melhor fluxo de ar à medida que você inala.
Você pode tentar compensar a falta de força aromática dos inaladores de óleo essencial envoltos em alumínio/vidro usando uma pinça para puxar o pavio para fora do frasco de vidro levemente, de modo que fique um pouco para fora. No entanto, você deve ter cuidado porque não quer que um pavio saturado vaze desses orifícios de ar e entre em contato direto com o nariz ou os dedos (ou qualquer outra coisa).
Solução nº 2: faça seu próprio inalador de óleo essencial
É fácil fazer seu próprio inalador de óleo essencial simplesmente começando com um frasco vazio de óleo essencial de 5 ml, enchendo-o aproximadamente 3/4 do caminho com sal e adicionando várias gotas de óleo essencial. Eu prefiro usar sal rosa do Himalaia ou sal boliviano de grão fino. Tampe a garrafa quando não estiver em uso para que o óleo essencial não evapore tão rapidamente. Garrafas de outros tamanhos também podem ser usadas, mas o tamanho de garrafa de 5 ml parece funcionar melhor.
Menos é mais com óleos essenciais, então experimente primeiro usando apenas algumas gotas. Tenha cuidado para não tornar o seu inalador muito potente.
Para usar seu inalador de óleo essencial à base de sal:
Para usar este tipo de inalador de aromaterapia, simplesmente retire a tampa, levante o frasco a 1-2" de distância do nariz e inale. Tenha cuidado, no entanto, para garantir que você não inale acidentalmente qualquer sal. isso ainda não aconteceu, mas eu podia ver isso possivelmente acontecendo se encher demais a garrafa com sal ou inalar muito rápida e profundamente.
No momento em que escrevo, esta é a solução mais acessível e ecológica que encontrei para inaladores de óleo essencial. Esta é uma boa aplicação para reutilizar garrafas vazias de óleo essencial depois de ter usado o óleo essencial. (Para obter informações sobre como limpar frascos de óleo essencial, consulte o Guia do AromaWeb para limpeza e reutilização de frascos de óleo
Uma vez que o aroma tenha desaparecido, você pode facilmente adicionar mais óleo essencial ao seu inalador de óleo essencial artesanal ou substituir o sal por fresco e adicionar um óleo essencial ou mistura diferente.
Desvantagens:
Este tipo de inalador de óleo essencial não é tão portátil em alguns casos porque existe o risco de deixar cair ou derrubar o frasco, fazendo com que o sal se espalhe por todos os lados. Isso pode ser particularmente arriscado se estiver dirigindo, portanto, não use esse tipo de inalador enquanto estiver dirigindo ou fazendo algo que exija concentração total. Também pode ser confuso se você acidentalmente despejá-lo em sua bolsa ou derramar tudo em si mesmo. Como mencionado acima, existe o risco potencial também de inalar acidentalmente alguns grãos de sal. Eu ainda não tive isso, mas vejo isso como uma possibilidade.
Solução nº 3: alternativas simples para inaladores de óleo essencial
Essas duas alternativas finais são métodos tecnicamente considerados de difusão passiva...
Adoro usar tiras de teste de fragrância como uma alternativa rápida e alternativa para inalar um óleo essencial ou uma mistura ao longo de um curto período de tempo. Eles se destinam ao uso na avaliação do aroma, mas são uma alternativa útil e econômica quando um inalador não é prático, disponível ou necessário para o seu propósito. Você pode colocá-los em pé colocando uma extremidade em uma pequena garrafa de óleo essencial cheia de sal. Você também pode elevá-los usando os suportes para clipes de memorandos de fotos pequenos e leves que se destinam a exibir fotos únicas.
Por último, mas não menos importante, uma alternativa muito óbvia é o uso de uma bola de algodão simples. No entanto, como acontece com a alternativa da tira de teste de fragrância, o aroma se dissipará rapidamente.