Óleos Essenciais, Essências florais e Flagrâncias


 ÓLEOS ESSENCIAIS, ESSÊNCIAS FLORAIS, FRAGRÂNCIAS

 

  Olá queridos leitores do Blog " Segredos da Aromaterapia"

Preparamos mais um artigo de muito valor educacional e Gratuito.

Salve nosso Blog nos seus favoritos, para poder estar sempre recebendo novas matérias e atualizações.
 

Vamos falar aqui sobre os óleos essências , as essências florais e as fragrâncias.

Os óleos essenciais tornaram-se populares porque não são apenas eficazes, mas convenientes de usar. Seu pequeno tamanho é repleto de compostos aromáticos concentrados. 


São os compostos aromáticos - a composição química dos óleos que dão ao óleo essencial suas propriedades curativas. Se traz uma sensação de relaxamento e calma, ou pelo contrário e é um óleo estimulante, que é determinado pela composição química natural do OE (óleo essencial)

Aquecimento, revigoramento, reforço imunológico, antifúngico ou antiviral... todas essas propriedades vêm dos compostos aromáticos desse óleo essencial específico. Os compostos podem ser impactados pela colheita e destilação, qualidade do solo e outros fatores ambientais.


Agora, às vezes não está claro qual é a diferença entre óleos essenciais, essências florais, fragrâncias e assim por diante. Pode ser confuso, então vamos explicar para você em apenas um minuto.


Os óleos essenciais puros são gotas líquidas de todo o material vegetal natural que passou por um dos três processos de destilação. A mais popular é a destilação a vapor - que é extrair os óleos da planta através de uma cuba de alta temperatura de material vegetal que é destilado a vapor, que quebra o material vegetal e deixa os óleos essenciais altamente concentrados.


Talvez você já tenha ouvido falar de óleos essenciais como óleos voláteis? Volátil significa que eles evaporam no ar. O aroma e as propriedades do OE também podem ser corroídos pelo sol, razão pela qual os óleos essenciais são embalados em frascos escuros. É melhor armazená-los com uma tampa segura e mantê-los em um local fresco e escuro. 


Ao combinar óleos essenciais para atingir uma intenção específica, estudos mostraram e aromaterapeutas clínicos descobriram que a eficácia de uma mistura de OEs é exponencialmente maior do que a soma de suas partes. O que significa que uma mistura de óleos pode ser ainda mais poderosa do que um único óleo.


Ao comprá-los ​​você provavelmente notará que os óleos essenciais têm preços diferentes. Se um óleo essencial é mais caro que outros, isso se deve à raridade do óleo (oferta e demanda básicas) ou é um indicador da quantidade de material vegetal necessária para produzir uma única garrafa de óleo.

Também pode ser devido à dificuldade em extrair o óleo. Por exemplo, o jasmim é um dos óleos mais caros do mercado. Na verdade, isso se deve a dois fatores; primeiro, são necessários pelo menos dez quilos de flores de jasmim para produzir uma garrafa de 5 ml de óleo de jasmim e, em segundo lugar, devido ao fato de que as delicadas flores não podem ser destiladas a vapor, elas devem ser processadas com um método de extração à base de solvente que produz uma quantidade absoluta . Ambos os fatores contribuem para o alto preço do óleo de jasmim.


O preço também pode ser um indicador de pureza. Voltando ao jasmim, por exemplo, se você encontrar uma garrafa de óleo de jasmim em uma loja de descontos, provavelmente não é puro, não é natural ou foi diluído.


Então, isso nos leva aos óleos perfumados. Os óleos perfumados foram fabricados em laboratório e, embora possam cheirar bem, eles não têm os benefícios aromáticos de todos os óleos essenciais naturais e não se comunicam com seu corpo, mente e espírito da mesma maneira que todos os materiais vegetais naturais.

Você não recebe benefícios aromaterapêuticos de óleos fabricados em laboratório.


As essências florais, por outro lado, são todas naturais e são uma forma de medicina vibracional que é coletada do orvalho das plantas. Esta é uma forma maravilhosa de medicina energética, mas as essências florais não têm aroma. Eles estão disponíveis como uma tintura e não são aromaterapêuticos. 


De volta aos óleos essenciais, nem todos os óleos são criados iguais. A produção de óleos essenciais depende de muitos fatores e, embora os óleos da mesma espécie sejam muito próximos, não há duas colheitas exatamente iguais.

Os compostos aromáticos naturais de um óleo essencial são afetados por todos os tipos de fatores ambientais, incluindo; a localização, altitude, vento, água e chuva, qualidade do solo, pesticidas, controles ambientais, época de colheita e processo de destilação.


Para obter o máximo rendimento, o agricultor que trabalhou tão de perto para cultivar essas plantas terá aprendido com seus experimentos ou com a sabedoria transmitida pelos mais velhos - quando é o melhor momento para colher e destilar. Na maioria dos casos, o maior rendimento vem da destilação dos materiais vegetais imediatamente após a colheita.


Um exemplo é a árvore Ylang Ylang. Quando esta árvore tropical perene está em flor, a fragrância é mais forte à noite. Se você passar por uma árvore de Ylang Ylang após o pôr do sol, o aroma o interromperá. Considerando que no início do dia, você pode apenas passear casualmente e mal notar o cheiro. Por esta razão, as flores de Ylang Ylang são colhidas e destiladas à noite (ou pouco antes do amanhecer) para se beneficiar da experiência aromática mais forte, quando as pétalas das flores estão cheias de óleo.


Agora você pode comprar a mesma garrafa de óleo essencial da mesma empresa um ano depois - e você pode notar que o óleo não tem exatamente o mesmo cheiro. Na maioria das vezes você não detectará uma diferença perceptível, mas é possível que sim e, se isso acontecer, saiba que é natural.

Afinal, é a mãe natureza trabalhando aqui, não um ambiente de laboratório controlado, então todos os fatores, mencionados acima, que contribuem para a produção do óleo essencial não serão exatamente os mesmos.   


À medida que você começa a mergulhar no mundo da aromaterapia, não tenha medo de experimentar e experimentar diferentes óleos ou misturas de óleos para descobrir quais você mais gosta. Você pode voltar para mais e criar seu próprio gabinete de aromaterapia pessoal para ajudar a sustentar a si mesmo, sua família e seus entes queridos. 


Esperamos que este artigo tenha fornecido uma boa base para começar e respondido algumas de suas perguntas para ajudar a esclarecer o que são aromaterapia e óleos essenciais e as muitas maneiras benéficas que eles podem melhorar sua vida.

Para saber mais sobre óleos essenciais, cadastre seu email e receba agora um e-book Gratuito
Óleos Essenciais

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato